O ensino de História no 6º ano, começa com a reflexão sobre o que é História - a ciência do tempo, isto é, dos homens e das mulheres no tempo.
A partir daí o tema se desdobra para a produção do saber histórico (o trabalho do historiador), as formas de registro, as fontes, o tempo cronológico e o tempo histórico, as diferentes formas de marcar o tempo, as diferentes durações histórico, a periodização dos processos históricos, a percepção das mudanças e permanências.
É um conteúdo carregado de conceitos que exigem abstração e por isso, difícil para os (as) estudantes que iniciam o Fundamental II. Segue abaixo sugestões divertidas e significativas de atividades para as aulas de História.
1 - Um conto para 5º e 6º anos
Trabalhar com a imaginação e o lúdico é sempre muito significativo para alunos (as) mais jovens. Contos, mitos, lendas, parábolas e fábulas são poderosos instrumentos de aprendizagem, pois dialogam com o imaginário e a emoção, constroem metáforas que ajudam na compreensão de temas de caráter abstrato ou subjetivo.
O conto "Os cegos e o Elefante", é uma bela metáfora que permite refletir sobre o que é a verdade, o trabalho do historiador e divergências de opiniões, além de ser divertido e motivador para um debate ao final da leitura.
Use o link abaixo para acessar ao conto
12 Dinâmicas para começar o ensino de História no 6º ano (e 5º ano também)
💥
2 - Painel de fotografias dos(as) alunos(as)
Esta atividade é própria par 5º e 6º anos, introduzindo os estudantes na primeira reflexão sobre o passado e suas mudanças e permanências. Peça aos alunos que tragam uma fotografia de quando eram menores, até aos 7 anos de idade.
Cada um deve escrever seu nome no verso da foto e não mostrar aos colegas, manter como um "documento secreto".
As crianças entregam as fotos para a professora ou professor que as fixa na lousa, de forma aleatória. Deixar espaço entre as fotos. Em seguida cada aluno(a) é chamado para identificar as fotos colocando o nome daquele(a) que julga ser o retratado.
A atividade possibilita que os alunos(as) se motivem a perguntar o nome dos(das) colegas, caso não se conheçam. Leva -os(as) a perceberem traços fisionômicos comuns que se mantêm. Reconhecem mudanças e a passagem do tempo.
A criança da foto não existe mais, seu corpo, sua mente, seus interesses mudaram... A atividade pode ser completada com a música "Como uma onda" de Lulu Santos.
💥
3 - Forme a frase correta
Este jogo é adequado par alunos(as) do 9º ao e do Ensino Médio - o jogo consiste em formar uma frase correta a partir de segmentos distribuídos pelo professor ou professora. A frase deve ter sentido ou significado histórico coerente.
Os segmentos estão escritos em pedações de papel embaralhados e cada estudante recebe um segmento. Eles são informados previamente quais são as frases. Assim terão que usar de lógica e coerência além de interpretação de texto para trabalhar o conteúdo histórico aprendido.
Este jogo também pode ser aplicado nos anos anteriores desde que a professora ou professor tenha o cuidado de elaborar frases de acordo com o ano.
Mecânica e regras do jogo 3 CLIQUE AQUI
( ensinarhistória.com.br - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues )