As dinâmicas são importantes ferramentas para o engajamento da turma. Auxilia no conhecimento entre si e no sentimento de pertencer. Metodologias diferentes são fundamentais para o aprendizado da turma. Por isso, aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências podem auxiliar na fixação do conteúdo.
É cada dia mais comum o uso de atividades lúdicas em sala de aula, chamamos de atividades lúdicas aquelas que estimulam e causam prazer nas pessoas envolvidas, tais como jogos e brincadeiras. A utilização dessas atividades pode contribuir positivamente na construção do conhecimento do (a) aluno (a).
Quando estamos brincando, por outro lado, não existe o peso das notas e o conhecimento torna-se prazeroso. É importante também não tornar o jogo uma imposição, e sim uma atividade que todos queiram participar.
1 - Bingo dos vertebrados
pt.pingtree.com
Primeiramente é necessário que a turma tenha um conhecimento prévio do conteúdo, pois só assim será possível a realização do bingo. As cartelas deverão ter a resposta das perguntas, pode ser desenho ou resposta escrita. Nenhuma cartela será igual a outra e o número de cartelas e perguntas depende da quantidade de estudantes, que poderão sentar em duplas.
Recorte as perguntas, coloque-as em uma caixa. Distribua as cartelas do bingo, feijões ou milho para que eles (as) possam marcar suas respostas. Sorteie as perguntas até que uma dupla consiga marcar toda a cartela. Exemplo: "As aves possuem na traqueia uma estrutura responsável pela emissão de sons. Qual é o nome dessa estrutura? Nesse caso uma das cartelas deverá ter a opção "siringe"
( Por Vanessa dos Santos - Graduada em Biologia )
2 - Jogo do Sistema Digestório
hepatogastro.com.br
A anatomia é uma disciplina que necessita de visualização e muitas escolas não fornecem bonecos para esse estudo. Levar cartazes com desenhos, utilizar datashow ou o uso do próprio boneco facilita muito o aprendizado.
A professora ou professor então elaborará perguntas acerca do sistema digestório, tais como: "Em que órgão o suco gástrico é produzido? O aluno ou aluna deverá responder colando o órgão certo no lugar correto. É interessante que a sala seja dividida em grupos para a realização da dinâmica.
Essa maneira simples e lúdica de aula pode ser usada em revisão de prova, por exemplo, pois além de relaxar, a turma aprende brincando.
( Por Vanessa dos Santos - Graduada em Biologia )
3 - Trabalhando os sentidos em sala de aula
br.freepik.com
Para trabalhar a visão e ao mesmo tempo o paladar, pode-se fazer sucos de diferentes sabores e colocar corantes de diferentes cores. Por exemplo, suco de limão com corante vermelho, suco de melancia com corante amarelo e assim por diante, sempre com a intenção de confundir o paladar da turma.
Peça aos alunos (as) que escolham um suco, vão selecionar o suco pela cor, sem cheirar e bebê-lo. Depois pergunte sobre o sabor do suco. Eles (as) ficarão confusos (as), pois o paladar se confunde com o que temos na memória sobre a associação que fazemos entre cores e sabores.
Outra dinâmica interessante é levar diferentes perfumes, diferentes vegetais e óleos, para sentirem o cheiro. Os mais conhecidos, como o alecrim, podem ser questionados com os (as) estudantes de olhos vendados, para que se identifique apenas pelo cheiro e não pela forma da planta.
Colocar diferentes estilos de música é bem favorável para que percebam os sons, e compreendam a audição. Desde música clássica, rock, reggae e até o simples barulho de água caindo. Peça para descreverem suas sensações com os diferentes tipos de som.
Já para o tato, pode-se levar bichos de pelúcia, água gelada, bolas de gude...e pedir para que cada um (a) coloque a mão nesses objetos. Sentir a textura, a forma, a temperatura, cada um através do tato. Esses objetos devem ser colocados em uma caixa de modo que não consigam ver o que tem dentro. Somente depois de colocada a mão é que devem sentir e explicar a sensação.
Contudo, é interessante explicar a fisiologia dos processos sensoriais antes dessa dinâmica, para que compreendam o que acontece com eles a todo instante.
(Por Giogia Lay-Ang - Graduada em Biologia - Equipe Brasil Escola)