A Matemática é uma disciplina que costuma dividir opiniões em sala de aula: ela pode ser o terror ou a queridinha de quem curte a área das exatas. Exercitar a matemática com as crianças pode ser divertido se ela estiver presente em jogos e brincadeiras.
❌ ➕ ➖ ➗
✔Seguem sugestões de jogos para alunos(as) do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
1 - Jogo da memória "formas e quantidades"
Material: cartas com números de 1 a 10 a cartas com desenhos geométricos.
Objetivo: trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração com a prática da associação dos pares utilizando números e formas.
Como jogar: espalhe as cartas viradas para baixo. Cada jogador vira duas cartas por vez a fim de encontrar os pares. Ao acertar, ele retira o par de cartas e continua jogando. Se errar, vira novamente a carta e passa a vez ao próximo.
2 - Roleta do tangram
Material: roleta e papel recortado com as peças do tangram.
Objetivo: reconhecimento das figuras geométricas que compõem o tangram e estimular o raciocínio lógico como reposicionamento das figura.
Como jogar: cada jogador gira o ponteiro da roleta uma vez. Ao parar, o ponteiro vai indicar qual figura o jogador deve reproduzir organizando as sete peças do tangram.
3 - Pong Hau K'I
É um jogo simples e de origem chinesa, pensado para dois jogadores. Ele pode ser feito com pedaços de papel e poucas peças. O tabuleiro marca 5 casas e exige quatro marcadores dois de cada cor. O objetivo é movimentar as peças pelas linhas até que se consiga trancar o adversário.
(Jogo - Pong Hau K'I - canal Matemapirando)
4 - Xadrez
Para os pequenos, o mais interessante é começar com o exercício de posicionamento de cada uma das peças individualmente. No livro "Xadrez para crianças" - Sabrina Chevannes - a autora mostra de forma lúdica e criativa, como elaborar novos jogos com objetivos diferentes.
Antes de colocar todas as peças e ensinar a criança a jogar, experimente dinamizar o aprendizado começando apenas com os peões por exemplo. Depois acrescente as torres ou os bispos, com novas regras para a vitória.
Assim sucessivamente o aprendizado das peças vai conduzindo os pequenos até o conjunto de regras finais do jogo.
Conceitos de Matemática com a Literatura
Livros de literatura que apresentam conceitos matemáticos podem ajudar no ensino da disciplina. Esses conceitos podem ser explorados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I para ensinar e divertir as crianças, em sala de aula ou em casa.
Na lista as seguir, você encontrará livros de literatura infantil que não ensinam diretamente sobre matemática, como um livro didático, mas trazem a matemática para dentro da narrativa de forma inteligente e equilibrada, sem abandonar a literatura.
5 - "Dez sacizinhos" - Tatiana Belinky e Roberto Weigand (Paulinas)
Nesta adaptação de uma antiga parlenda, uma contagem regressiva faz os sacis sumirem cada um de um jeito. A cada página, o número de sacis é representado com a mesma quantidade de um animal escolhido. Por exemplo, quando sobram sete sacis, há também sete joaninhas. A Cuca aparece em todas as cenas, deixando o leitor(a) em dúvida sobra a sua participação no sumiço dos sacis.
6 - "Lá em casa somos..." - Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso (Editora SESI /SP)
Em apenas 32 páginas e 14 ilustrações cabem 800.000 fios de cabelo, 78 dedos, 118 unhas, 1.351 ossos...è assim, por meio de muitos e muitos números, que somos apresntados à família que mora nesta casa. Para ler com os 2 olhos vidrados, ouvir com os 2 ouvidos atentos, cheirar com as 2 narinas - só não vale devorar com seus 20 dentes afiados.
7 - "Quadrado", "Triângulo" e "Círculo" - Mac Barnett e Jon Klassen (Moderna)
Nesta série de livros, conhecemos os amigos Quadrado, Triângulo e Círculo. O Quadrado tenta fazer uma coisa perfeita como o Círculo, mas é difícil fazer uma coisa perfeita. Certa vez o Triângulo prega uma peça no amigo Quadrado...Também vamos descobrir a regra que o Círculo inventa e como ela precisa resgatar o Triângulo quando ele quebra essa regra.
8 - "Matemática até na sopa" - Juan Sabia e Pablo Picky (Companhia das Letras)
A criança vai aprender sobre a importância dos números no dia a dia: o que é um ano luz, por que os ovos são vendidos em dúzias, o que o círculo tem de tão especial.
Os números e as contas estão em todo lugar! Um exemplo de livro informativo que respeita a sensibilidade leitora da criança e mostra a diversão de contar o mundo, sem deixar a narrativa de lado.
* ( As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.)
Considerações
Exercitar a matemática com as crianças possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico de maneira leve e sem medos. Deixar de lado a fama de difícil e auxiliar estudantes no processo de aprendizagem. Jogos de tabuleiro, de memória, desafios com números e formas e até arte com geometria são algumas formas das brincadeiras propostas.





Nenhum comentário:
Postar um comentário