Translate

terça-feira, 25 de novembro de 2025

A contação de histórias para crianças

 O ato de contar histórias para as crianças ganhou espaço nos últimos tempos. A importância disso é o estímulo à criatividade e ao lúdico, tão importantes na educação infantil. A contação de histórias é a prática de contar em voz alta uma narrativa, utilizando ou não elementos lúdicos no processo.

Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve, narrar histórias para crianças envolve fábulas, contos de fadas e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade. Ao se contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.

agoravocesabe.com

A arte de contar histórias também é um momento importante para a criança ouvir com atenção e desenvolver suas habilidades cognitivas. Contribui para o desenvolvimento da linguagem ( uma vez que amplia o universo de significados da criança ) e do hábito da leitura. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

Mais do que uma forma de entretenimento, o conteúdo das histórias faz parte da formação do caráter da criança e ajuda os pequenos a lidarem com as descobertas e transformações, pelas quais todos nós passamos quando estamos crescendo e conhecendo o mundo que nos cerca.

Durante a contação, ao ouvir um conto, uma fábula ou uma lenda, a criança vivencia desde o início o imaginário e ao mesmo tempo, se vê na ação dos personagens, colaborando para a construção da ética e da cidadania.

- Ler e ouvir histórias

A voz, os gestos e a entonação que a pessoa usa ao dar vida a uma história são formas fundamentais de como contar histórias para crianças. É importante que a criança perceba as funções sintáticas da língua, o som das palavras e a entonação das expressões para que ela reconheça sentimentos como medo, alegria, raiva, dúvida, coragem...Por isso é tão importante que o contador domine a arte do contar.

Como contar as histórias

Comece com histórias que você já conhece. Pense em quais histórias interessarão seus ouvintes e o que é apropriado para suas idades. Por exemplo: você não contaria uma história de fantasma para crianças de três anos, mas os adolescentes poderia gostar.

Construa um banco de histórias para contar, continue encontrando novas, procurando em livros ou na internet. Traduza e adapte histórias que só podem estar disponíveis em outro idioma. Mantenha-os em uma pasta ou em um livro.

Pratique contar uma história contando pra si mesma até que você a conheça bem. Quando contar a outras pessoas, lembre-se de que sua voz e seu corpo são as suas principais ferramentas. Utilize-as para criar imagens na mente das crianças usando:
  • palavras interessantes e expressivas
  • expressões faciais, como carranca para mostrar o quão irritado a personagem é, gestos, como esticar os brações para mostrar o tamanho da coisa
  • expresse em sua voz diferentes vozes sonoras  de acordo com diferentes personagens
  • movimente o corpo, explique o significado de palavras consideradas mais difíceis e mantenha a atenção das crianças.
  • lembre-se, se você gosta de contar uma história há uma boa chance de que seu público goste de ouvi-la

Sobre a contação de histórias


Para Paulo Freire (1979 ), "contar histórias pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo".

Vygotsky ( 1997 ), Abramovich ( 1977 ), Ziberman ( 2003 ) entre outros teóricos, a contação de histórias é um valioso instrumento de auxílio à prática pedagógica de professoras e professores desde a educação infantil e perpassando demais etapas do ensino básico.

Segundo Piaget ( 1978 ), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, como o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.

De acordo com a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular ), a contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças. (2023 )
( https://repositorio.univar.edu.br )

* Contação de história: trabalhando os campos da BNCC - https://blog.atapapublico.com.br


Seguem vídeos com dicas para contar histórias incríveis.

5 recursos criativos para contar história - Lívia Alencar


História Cantada: A Amizade ( As diferenças ) - Cantiga Ricardo Reis Pinto - Canal Kátia Pardal


Como Manter a Atenção das crianças pra hora da leitura ou contação de histórias - Fafá conta histórias


Para terminar, uma linda história:

A caixa dos minutinhos - Rosane Novazik



Narração de historias ( também conhecida como contação de histórias ou storytelling ), é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, sons e muitas vezes pela improvisação ou embelezamento...






















Nenhum comentário:

Postar um comentário