Ensinar arte para crianças pode ser um desafio, afinal como tornar significativo a elas a história da arte.
Utilizando meios lúdicos, brincando as crianças podem viver experiências significativas com a Arte, elaborando questionamentos, fazendo associações e se posicionando em relação a experiência vivida.
O brincar ou o jogo não é simplesmente um "passatempo", é uma necessidade orgânica e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentar ser.
Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. Segundo HAIDT (2000), o jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras. É uma atividade lúdica, pois se joga pelo simples prazer de realizar esse tipo de atividade.
br.freepik.com
Brincadeiras criativas podem ser feitas com as crianças em família, na escola ou até em uma festa de aniversário:
-Jogo da memória diferente
Separe objetos como escova, tampinhas, lápis...para a criança memorizar por alguns segundos e depois, sem a criança ver, retire um dos objetos e peça para que ela diga qual objeto está faltando.
- Fantoches e Sombras
Fantoches são especiais, podem contar boas histórias e fazer grandes brincadeiras. As crianças podem ser as personagens ou as espectadoras, o importante é usar a imaginação. Outra forma é o jogo das sombras. Com as luzes apagadas, uma parede e uma lanterna todos podem se divertir fazendo sombras, contando histórias e adivinhando formas.
- Arte em casa e na escola
Com folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e materiais de papelaria é fácil pensar em brincadeiras criativas:
* Desenho maluco - cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois dobram-se as folhas e são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu, no final as folhas estarão com os desenhos formados.
* Decorar objetos com glitter.
*Pintar com os pés.
*Fazer pontilhado com cotonetes.
* Fazer retratos e desenhos divertidos com recortes e colagens de revistas.
* Fazer desenhos e formas usando Post-its ( papel com uma camada de adesivo na parte de trás).
* Desafio de desenhar sem tirar o lápis do papel.
* Experimentar a pintura com esponjas, flores, dedos, mãos e carimbos criativos.
* Desenhar com caneta para porcelana em canecas.
*Fazer cartões artísticos
São muitas ideias, o importante é deixar a imaginação comandar as brincadeiras. Na infância, fazer arte e brincar são ações interligadas. Em aulas de artes, muitas brincadeiras criativas são usadas para facilitar o processo de aprendizagem.
- Fazendo arte com papel
A arte da dobradura é uma forma de técnica japonesa de criar objetos e formas através da dobradura de papel, sem cortes ou cola, conhecida como origami - "ori" (dobrar) e "kami" (papel). No vídeo a seguir, a arte da dobradura é para compor um barco à vela com sensação de movimento:
Dobradura e Composição - Barco à Vela - Aula de Artes para Sala de Aula - FaccinArte
Também há o Kirigami, uma técnica que, além da dobradura (origami), utiliza cortes. O Origami e o Kirigami é arte e cultura como um recurso lúdico e educativo. Segue um vídeo com ideias de kirigami:
Como fazer Kirigami - Aline Albuquerque

Nenhum comentário:
Postar um comentário